PREVISÃO DO TEMPO NO PONTAL

.
.
ATUALIZADO EM 16/09/2008

 

:. ROTEIROS

ROTEIRO ENERGIA (PPE-2 / B)
Usina Hidrelétrica Engº Sérgio Motta
Parque Estadual Morro do Diabo

DURAÇÃO: 02 dias (20 horas de atividades)
INCLUI: 02 cafés da manhã, 02 almoços, 01 jantar, 01 pernoite, acompanhamento de monitores, 01 kit Pontal Ecológico (01 camiseta, 02 adesivos, 01 button, 01 chaveiro, 01 folder) e 01 certificado.

.....Neste roteiro, o visitante terá a oportunidade de conhecer uma obra-prima da engenharia, a Usina Hidrelétrica Engenheiro Sérgio Motta (que se chamava originalmente Usina Hidrelétrica Porto Primavera), instalada no Rio Paraná, e um patrimônio natural, o Parque Estadual Morro do Diabo.

.....No primeiro dia, após um delicioso café da manhã em Teodoro Sampaio e uma rápida e agradável viagem de 1 hora, ocorre a visita na Usina Hidrelétrica Engº Sérgio Motta, pertencente a CESP (Companhia Energética de São Paulo) e localizada no distrito de Primavera, município de Rosana.

.....Durante o período da manhã, após assistir a uma palestra sobre o processo de produção e distribuição de energia elétrica e a historia da construção da usina, o visitante conhecerá a parte externa desta grande obra. Percorrerá o vertedouro, onde estão as comportas, e o marco zero da barragem, localizado no estado do Mato Grosso do Sul, a mais de 11 Km da margem paulista do Rio Paraná. Neste local é possível fazer uma comparação entre o relevo dos dois estados e avistar parte do imenso reservatório que possui 2.250 Km² (segundo maior do país). Também é um bom local para contemplar a área da várzea direita do Rio Paraná, caracterizada pela alternância de arbustos, plantas herbáceas e lagoas. De volta ao estado de São Paulo, será possível conhecer ainda a Eclusa da UHE Engº Sérgio Motta, eclusa esta que integra a Hidrovia Tietê-Paraná.

.....No período da tarde, a visita começa pela parte interna da usina, mais precisamente pela sala de comando e pela sala de máquinas (onde se localizam as turbinas, os geradores e a subestação de energia). Além disso, o visitante conhece o elevador e a escada para peixes que estão instalados na usina e que são muito usados nos períodos de piracema. Engº Sérgio Motta é a única usina da América do Sul a possuir estes dispositivos.

.....Por fim, ocorre a visita ao Viveiro de Produção de Mudas (Horto Florestal) da CESP e um passeio pela cidade de Primavera, planejada e construída pela CESP no início da década de 1980 para abrigar os funcionários da UHE Engº Sérgio Motta e da UHE Rosana, outra usina localizada no município de Rosana, mas construída no Rio Paranapanema.

.....À noite, de volta a Teodoro Sampaio, o visitante que ainda tiver energia, poderá encarar a Trilha Noturna no Parque Estadual Morro do Diabo, um emocionante passeio próximo à Hospedaria, na busca de avistar animais notívagos (de hábitos noturnos).

.....No segundo dia, o visitante conhecerá os atrativos do Parque. No período da manhã, ocorre a visita ao Morro do Diabo e à tarde, ocorre a visita a Sede do Parque, na qual o visitante conhece o Centro de Visitantes e as Trilhas.do Arboreto e da Lagoa Verde, tal como a visita do Roteiro Morro (PPE-1).

ROTEIRO SIMPLIFICADO

Primeiro Dia
- Chegada ao Pontal do Paranapanema
- Recepção do grupo pela equipe do Projeto Pontal Ecológico
- Alojamento do grupo
- Café da manhã
- Saída para o município de Rosana
- Visita a UHE Engº Sérgio Motta: palestra, vertedouro, marco zero da barragem e eclusa
- Almoço
- Visita a UHE Engº Sérgio Motta: sala de comando, salas de máquinas, escada e elevador para peixes
- Visita ao Viveiro de Produção de Mudas (Horto Florestal)
- Passeio pela cidade planejada de Primavera
- Retorno para o alojamento no município de Teodoro Sampaio
- Jantar
- Passeio Noturno no Parque Estadual Morro do Diabo

Segundo Dia
- Café da manhã
- Visita a Trilha do Morro do Diabo
- Almoço
- Visita a sede do Parque Estadual Morro do Diabo
- Palestra e projeção de slides sobre o Parque
- Visita ao Museu
- Visita a Trilha da Lagoa Verde
- Visita a Trilha do Arboreto
- Entrega dos certificados e do kit Pontal Ecológico
- Retorno para a cidade de origem

 

- CLIQUE AQUI E VEJA MAIS FOTOS DESSE ROTEIRO -

 

© Copyright - www.pontalecologico.com
- Todos os direitos reservados -

:. design by Willian P. Juhas